OKTOBERFEST

Oktoberfest – A maior festa da cerveja acontece de 16 de setembro a 03 de outubro/2017.

A Oktoberfest é um festival da cerveja e também uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro – daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival).

A Oktoberfest transforma Munique. A cidade vira uma grande torre de babel onde você ouve as mais diversas línguas e sotaques, além de muita animação e cerveja. Em tempos de Oktoberfest, o campo de Theresienwiese se transforma em um enorme parque de diversões e muitas tendas de cerveja também são montadas. Pelas ruas e nas estações de metrô, você vê famílias alemãs inteiras vestidas com aquelas roupas típicas. Não importa se a pessoa é criança, adolescente, adulto ou está da terceira idade, segundo eles próprios, todos os moradores da Baviera tem a sua roupa típica que é tirada do armário no primeiro dia da Oktoberfest.

Para que não falte alegria,‭ ‬as inúmeras bandas presentes na maioria das tendas estão sempre tocando canções típicas e folclóricas.‭ ‬É simplesmente impossível não se deixar levar pelo ritmo contagiante imposto pelos músicos. E para que ninguém durma no ponto,‭ ‬de poucos em poucos minutos a banda canta "Ein Prosit, ein Prosit, der Gemütlichkeit" (‬Um brinde,‭ ‬um brinde,‭ ‬ao bem estar‭) ‬e em seguida todos tomam a cerveja em seus copos.‭ ‬Nessa hora é comum alguém subir em uma mesa,‭ ‬anunciar que vai virar um caneco inteiro e,‭ ‬sem derramar uma gota,‭ ‬beber tudo ‬em um único gole.‭

A comida é uma caso a parte. Há quem diga que fica difícil encontrar espaço para comida diante de tanta cerveja, mas é impossível resistir a tantos pratos típicos e aos quitutes variados, que são de dar água na boca. E para sobremesas podem ser encontrados os mais variados tipos de sorvete, pães de mel em formato de coração (servem para enfeite, mas são comestíveis), chocolates e doces.

A EXPO REAL começa logo após o término da Oktoberfest